Quarta, 04 Dezembro 2019 14:35

Alto Paraguai aposta na fruticultura

WhatsApp Image 2019 12 04 at 15.40.01Durante a ultima semana cerca de dez produtores estiveram reunidos na comunidade Casulo em Alto Paraguai onde cada um deles receberam 10 mudas do limão Taiti dentro de um projeto de incentivo a fruticultura no município.

Neste primeiro momento as mudas produzidas pelo produtor Antonio Girardi atenderão os interessados na cultura do Limão Taiti e ainda há a possibilidade de ampliar esse projeto para junto com a Seaf/MT esta buscando outros produtores da mesma cultura.

Durante a entrega dessas primeiras mudas senhor Antonio Girardi esteve presente e conversou com o grupo tirando duvidas e trocando experiência além de orientações. O agrônomo Henrique da Cruz Ramos da Empaer de Alto Paraguai esteve junto nas orientações e deverá acompanhar o desenvolvimento da produção.

A idéia central é de constituir um pólo de produção do limão Taiti com cerca 16 hectares no município podendo aumentar de acordo com a demanda.

O projeto vem sendo desenvolvido em parceria com os produtores que arcam com 50% do valor das mudas e o município arca com outros 50% fornecendo transportes, calcário e esterco.

A prefeita Diane Alves que esteve na entrega também anunciou o inicio da produção das cinco mil mudas de maracujá, usando sementes certificadas pela Embrapa, mudas de banana da terra e também melhoramento com as ramas de mandioca Camanducaia.

A Secretária de Agricultura Josene Isabel Lara disse que todos devem procurar a sede da secretaria municipal de agricultura para fazer o cadastro de intenção para no final do mês de fevereiro estar fazendo a entrega das mudas de maracujá e final de março as mudas de limão Taiti.

Nesta parceria haverá fiscalização para acompanhar o plantio e desenvolvimento das culturas evitando assim caso algum produtores participe apenas para vender a mudas posteriormente.